Espectroscopia

Os módulos do Laboratório Associado SisNANO-UFV dispõem das seguintes técnicas e equipamentos:

__________________________________________________

DIFRAÇÃO/ESPALHAMENTO DE RAIOS X

Descrição
A técnica permite a caracterização estrutural de diversos tipos de materiais na forma de pó, filmes finos, camadas epitaxiais, compósitos.  É possível fazer medidas de reflectometria, difração de alta resolução, mapas do espaço recíproco, difração de baixo angulo, tensão residual e textura. É possível, também, fazer medidas de espalhamento a baixo angulo (SAXS) para determinação de tamanho de nanopartículas.

Vantagens da técnica

  • Não requer nenhuma preparação das amostras;
  • Não destrutiva.

Aplicações típicas
A difração é utilizada na determinação da estrutura cristalina, identificação de fases, determinação de espessura, stress e textura em filmes finos, caracterização de camadas epitaxias. O SAXS é utilizado na caracterização de colóides, gels, macromoléculas biológicas em pó ou meios líquidos.

Equipamento disponível

  • Sistema de difração de raios-x Bruker D8-Discover Davinci.

Contato:
Prof. Sukarno Olavo Ferreira
E-mail: sukarno@ufv.br
Tel.: 31 3899-2015

———————————–

MICRORAMAN

Descrição
A espectroscopia Raman é uma técnica baseada no espalhamento inelástico de luz e fornece informação sobre os processos responsáveis pelo espalhamento que são característicos de cada amostra/material. O espectro Raman funciona, portanto, como uma “impressão digital” do material. A técnica pode ser utilizada para líquidos, sólidos ou até mesmo gases e permite, inclusive, monitoramento in situ de processos.

Vantagens da técnica

  • Não requer nenhuma preparação das amostras;
  • Não destrutiva;
  • Necessita de uma quantidade ínfima de amostra.

Aplicações típicas
O campo de aplicabilidade da espectroscopia Raman abrange desde estudos de pigmentos em obras de arte, arqueologia, química, biologia, até aplicações forenses. A espectroscopia Raman também tem um importante papel no estudo de materiais no campo da nanotecnologia, sendo que esta técnica não destrutiva e geralmente rápida é amplamente utilizada no estudo de nanomateriais baseados em carbono como grafeno, nanotubos e fulerenos.

Equipamento disponível

  • MicroRaman – Renishaw InVia Renishaw com microscópio normal e confocal, excitação em 514,5 nm e resolução espectral de 1 cm-1. Resolução espacial aproximada de até 1 µm.

Contato:
Prof. Luciano Moura
E-mail: lucianomoura@ufv.br
Tel.: 31 3899-2820

———————————–

ESPALHAMENTO DE LUZ

Descrição
Destinado a caracterização estrutural de dispersões coloidaisem meios viscosos na faixa de 1 nm a 10.000 nm pela análise da luz espalhada pelas dispersões. Determinação de massa molar média; segundo coeficiente virial de macromoléculas e sistemas nanoparticulados. Com duas variantes: espalhamento estático – é obtido o fator de forma e/ou o fator de estrutura das dispersões pela medida da intensidade média espalhada; e espalhamento dinâmico – onde é o obtido o fator de estrutura dinâmico pelas flutuações da intensidade da luz espalhada.

Vantagens da técnica

  • Não é necessária a secagem das amostras.
  • Não destrutiva.

Aplicaçõestípicas
Determinação de distribuição de tamanhos e massa molar média de sistemas diversos como polímeros, nanocristais, micelas, vesículas, proteínas, etc., em solução. Determinação de pontos críticos em transições de fase como CMC (concentração micelar crítica), concentração de overlap, etc.

Equipamentos disponíveis

  • Espalhamento de Luz Dinâmico e Estático Brookhaven – TurboCorr.

  • Espalhamento de Luz Dinâmico e Estático Zetasizer Nano S – Malvern.

Contato:
Prof. Alvaro Vianna N. C. Teixeira.
E-mail: alvaro@ufv.br.
Tel.: 31 3899-2985.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados