Sobre o SISNANO
O Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), instituído em 2012, está submetido à Coordenação Geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. O SisNANO é uma rede de laboratórios constituída por dois tipos de componentes: os Laboratórios Estratégicos – unidades de pesquisa do MCTI com “facilidades abertas” em nanociência e nanotecnologia – e os Laboratórios Associados – laboratórios especializados de Universidades e Institutos de Pesquisa e/ou Desenvolvimento, que se comprometeram a disponibilizar sua infraestrutura de pesquisa à comunidade externa.
Missão do SisNANO
O objetivo do SisNANO é fornecer infra-estrutura e suporte acessíveis a pesquisadores, empresas e órgãos públicos de todo o País para o desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias.
O SisNANO na UFV
O laboratório associado SisNano-UFV visa garantir uma infra-estrutura de espectrometria de massa, de imagens e espectroscopia de alta resolução adequada para promover a pesquisa e o desenvolvimento de nano- e biomateriais. Ele está organizado em três áreas de atuação: micro/nanoscopia, espectrometria de massas e espectroscopia. Na primeira, estão disponíveis as técnicas de microscopia confocal, eletrônica e de varredura por sondas. A segunda compreende as técnicas de espectrometria de massas por tempo de vôo e com plasma indutivamente acoplado. A terceira concentra as técnicas de espalhamento de raios-X, de luz e MicroRaman.
Em conjunto, estas técnicas permitem a caracterização da morfologia, da composição química, da estrutura cristalina e do tamanho de partículas em materiais nanoestruturados. O laboratório associado da UFV oferece aos pesquisadores acesso rápido e facilitado a vários instrumentos analíticos de ponta. Em sua configuração atual, o laboratório está capacitado para atender aos setores do agronegócio, meio ambiente, farmacêutico e de novos materiais, dentre outros.